27/02/2019 17h14 - Atualizado em 10/06/2021 12h37

Sedes participa do lançamento de notas técnicas sobre refino no Brasil

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, participou nesta quarta-feira (27), do lançamento das notas técnicas “O Refino no Brasil” e as “Refinarias de Pequeno Porte”, lançadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O evento aconteceu na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

“Recebo com muito otimismo a divulgação desta nota técnica. Tenho certeza de que os estudos poderão embasar diversas iniciativas no Espírito Santo, que já analisa a possibilidade de instalação de uma mini refinaria no Estado. Somos o segundo maior produtor de Petróleo do País, fomos o primeiro estado a produzir na camada Pré-Sal, e buscamos a diversificação e descentralização da cadeia produtiva”, destacou o secretário Heber Resende.

Durante o evento, o secretário também destacou as potencialidades do Espírito Santo para atração de investidores. “Num momento em que vários estados sofrem com a escassez de recursos e cortes de receitas, o Espírito Santo se destaca com potencial para atração de empresas. Em primeiro lugar pela sua posição geográfica. Outro indicador que fortalece nossa competitividade é a classificação da situação fiscal do Estado, que desde 2014 obteve nota A pela Secretaria do Tesouro Nacional. Isso garante segurança econômica e até jurídica às empresas, além de facilitar o acesso a crédito pelo Estado, como financiamentos nacionais e internacionais”, explicou Resende.

Além do secretário, o coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, Durval Vieira, também participou do evento.

A Nota Técnica Panorama do Refino e da Petroquímica no Brasil tem como objetivo apresentar o panorama atual dos segmentos de refino e de petroquímica no Brasil. Nela também é possível conhecer detalhes sobre o Parque de Refino atual e discutidos aspectos relacionados à cadeia petroquímica no País. Tais segmentos são responsáveis pela oferta de derivados de petróleo, principalmente combustíveis, e produtos petroquímicos utilizados amplamente na indústria, representando 3,9% do PIB industrial nacional em 2015.

Já a Nota Técnica As Refinarias de Pequeno Porte discute aspectos relacionados à implementação de refinarias de pequeno porte no Brasil, tendo em vista o potencial da produção de petróleo em campos terrestres e os desafios do abastecimento nacional de derivados. Nesse contexto, analisam-se as condições para o sucesso desse tipo de empreendimento, como a disponibilidade regional de petróleo, as localizações potenciais, o tamanho dos mercados consumidores locais e a análise de viabilidade técnica-econômica dessas refinarias.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger