25/10/2019 16h40 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Sedes discute parcerias econômicas com cônsul do Uruguai

O secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip, participou de um almoço com a cônsul do Uruguai, Maria Noel Reyes, nessa quinta-feira (23). O encontro foi realizado no Navio de Aprendiz da Marinha do Uruguai atracado no Porto de Vitória. O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, acompanhou o gestor da pasta no encontro.

Kneip destacou que o Uruguai é um importante parceiro econômico do Estado e que o encontro teve por objetivo o estreitamento dessas relações. “A cônsul não conhecia o Estado, e esta foi uma visita de cortesia. Discutimos várias agendas em comum, inclusive a possibilidade de criação de voo direto a Montevideo, agora que a internacionalização do Aeroporto de Vitória foi consolidada. É claro que isso envolve o interesse das companhias aéreas, mas vamos analisar este tema em conjunto”, adiantou o secretário.

Já o subsecretário Gabriel Feitosa destacou as potencialidades do Estado para melhoria do comércio com o país vizinho. “Temos uma grande oportunidade de avançarmos no comércio internacional com o Uruguai, principalmente na exportação de produtos como café e mamão, que atualmente são majoritariamente importados para o país a partir do Brasil, mas nos quais o Espírito Santo tem uma participação pouco expressiva. Outra área de interesse é a atração de empresas de base tecnológica, como produção de software, na qual o Uruguai se destaca na América Latina. Temos incentivos específicos para que nossos vizinhos possam expandir suas operações aqui no Estado”, explicou.

Dentre os principais produtos exportados pelo Espírito Santo ao Uruguai estão o chocolate e o café. Além disso, 97,44% do café consumido pelo Uruguai é brasileiro.


Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Cintia Dias
(27) 3636.9707 / 99942-9537 / (27) 3636.9708 / 99234-1291
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site