27/11/2019 19h17 - Atualizado em 10/06/2021 12h39

Sedes destaca estímulos à competitividade durante congresso em Vila Velha

Representando a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), a assessora especial, Fabrine Schwanz, participou do debate “Cidade para as pessoas – encontro de desenvolvimento econômico para lideranças e territórios”, nesta quarta-feira (27). O encontro foi promovido pela 8ª Edição do Congresso Gestão das Cidades da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que segue até esta quinta-feira (28).

Durante sua apresentação, Schwanz destacou os pilares para a competitividade das cidades como ambiente de negócios regular; infraestrutura; mercado; acesso ao capital; inovação; cultura; empreendedorismo e capital humano.

Fabrine Schwanz ressalta ainda que, para se tornarem mais competitivas, as cidades precisam estabelecer parcerias. "Ninguém caminha sozinho. É preciso estabelecer um plano de governo como estímulo ao desenvolvimento. O poder público precisa formular estratégias e consolidar parcerias que não fiquem atreladas à uma única gestão. É preciso que os projetos tenham continuidade", afirma.

Ela também destacou ainda a contribuição do Plano Regional de Desenvolvimento, coordenado pela Sedes, para a gestão das cidades. "O Plano, além de favorecer o desenvolvimento de forma ordenadas equilibrada, ajuda os gestores públicos a traçarem suas estratégias elevando as potencialidades de suas regiões, o que também gera competitividade para as cidades e isso é muito positivo", destaca.

O Congresso

Com o tema “Os desafios dos municípios capixabas”, a 8ª Edição do Congresso Gestão das Cidades está focada em quatro eixos temáticos: Tecnologia e Inovação, Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas e Finanças Municipais.

O congresso será realizado pela Amunes com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das administrações municipais, com troca de experiências, informações e conhecimentos, para que os gestores elaborem e apliquem estratégias e diretrizes capazes de fomentar e fortalecer o desenvolvimento de suas cidades.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger