06/03/2020 13h39 - Atualizado em 10/06/2021 12h40

Sedes defende diversificação econômica em evento no TVV

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, participou, nessa terça-feira (03), do encontro “O Sistema Portuário Capixaba – Oportunidades e Desafios”, realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, com o apoio da Log-In TVV.

Em sua fala, Kneip destacou a importância dos portos capixabas para a economia estadual. Ele também defendeu a importância da diversificação econômica, por meio da exportação. “O Espírito Santo tem vocação para o comércio exterior. O que buscamos, no momento, é justamente diversificar as nossas exportações. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento coordena, no Estado, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que busca justamente capacitar novas empresas locais para atuarem no mercado internacional”, frisou.

O PEIEX-ES é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional. Atualmente, 70 empresas capixabas já estão atuando no programa.

Em seu discurso, Kneip também destacou a atuação do Grupo de Trabalho (GT) da Sedes, que acompanha o processo de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), cujo leilão está previsto para ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem.

“Recentemente, a Sedes recebeu importantes representantes do setor portuário capixaba para tratar do processo de desestatização. Esse encontro é parte dos resultados do GT da Sedes, instituído em novembro do ano passado. A Sedes quer auxiliar e enriquecer esse momento de debate e para isso, vamos desenvolver um relatório que contribua para o processo de transição da desestatização expondo nossas opiniões acerca do melhor modelo a ser adotado”, comentou Kneip.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio