21/03/2019 08h56 - Atualizado em 10/06/2021 12h38

Sedes acompanha Análise de Competitividade das empresas do setor metalmecânico beneficiadas pelo Compete-ES

O secretário estadual de Desenvolvimento, Heber Resende, e o subsecretário de Logística, Transportes e Comércio Exterior, Adson Thiago, acompanharam a apresentação da Análise Competitividade do setor metalmecânico, nesta quarta-feira (20), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Metal Mecânico do Espírito Santo (Sindifer). A apresentação anual é uma exigência contratual e mostra a contrapartida das empresas beneficiadas pelo Compete-ES.

“Essa reunião é uma chance que temos de mostrar à sociedade a contrapartida das empresas que possuem o Compete-ES. É importante, no entanto, que as empresas pensem além dos incentivos fiscais, que mantenham o foco na modernização, na inovação para que consigam se manter competitivas no futuro”, explicou o secretário Heber Resende.

Atualmente, 67 empresas integrantes do Sindifer são beneficiadas pelo Compete-ES. Desse total, 51 participaram da pesquisa para a produção da Análise de Competitividade, produzida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O levantamento apontou que, dentre as empresas do setor metalmecânico com direito ao Compete-ES, 41% dedicam-se à fabricação de estruturas metálicas e obras. Do total de vendas do setor, 54% ocorrem em território capixabas, e outros 39% fora do Espírito Santo.

No quesito contrapartidas, 34% ampliaram investimentos em saúde e segurança dos trabalhadores; 24% aumentaram investimentos em meio ambiente e sustentabilidade; 23,3% investiram em design de novos produtos; 22% registraram crescimento nos gastos médios com os colaboradores.

Durante o encontro, o secretário Heber Resende também alertou os empresários para importância da atualização do cadastro no Compete-ES, cujo prazo se encerra no dia 31 de março. Das 67 empresas com direito ao incentivo, apenas 29 completaram o cadastro até o momento. A atualização é uma contrapartida das empresas que participam do programa e deve ser feita até o dia 31 de março. As empresas que não cumprirem o prazo serão excluídas.

O Compete-ES

O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – Compete-ES (Lei 10.568/2016) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na manutenção e/ou geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Para participar do programa, os setores produtivos assinam o Contrato de Competitividade – Compete-ES, no qual assumem o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do País.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site