04/04/2018 17h42 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

Secti realiza entrega de kits com roupas para bebês internados no Himaba

Foto: Assessoria/Secti

Ao todo, 100 kits foram entregues por meio dos projetos “Doar’Ação” e “Canguru Capixaba” 

Ação social com foco na sustentabilidade. Esse é o objetivo dos projetos “Canguru Capixaba” e “Doar’Ação: Com Mimos de Inovação”, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio dos projetos, doou 100 kits de roupinhas para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – Himaba.

A doação aconteceu na tarde desta quarta-feira (04) na UTI Neonatal do hospital. Os kits entregues foram compostos por: touca; par de luvas; camisola para a mãe; e a faixa canguru, que amarrada ao corpo dos pais segura o bebê sem o apoio das mãos, dando mais conforto para os pais e a criança.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, participou da ação e comentou sobre a emoção que foi entregar os kits. “Essa é uma ação de extrema importância que o CEET Vasco Coutinho já realiza há alguns anos. Um projeto bonito, com cunho social e sustentável, que vem beneficiando inúmeras famílias capixabas que não têm condições de fazer seus kits de maternidade. Foi emocionante!”

Há quatro anos a Secti realiza esta ação, por meio do projeto “Doar’Ação”, que foi implementado este ano com a criação do “Canguru Capixaba”. Essa foi a primeira vez que a secretaria doou faixas canguru ao hospital. Necessidade percebida pela diretora e pela coordenação do Himaba.

“A Unidade de terapia intensiva neonatal do hospital é composta por três unidades: unidade de alto risco, médio risco e a canguru, que é uma unidade de cuidados intermediários em que a mãe permanece 24 horas por dia com o filho internado sob a supervisão do hospital. O nome canguru é por causa da posição que o neném fica com a mãe. É como se ele estivesse na bolsa do canguru, que no nosso caso é no colo da mãe, agarrado a ela com a barriguinha de frente para o colo, encostando a pele do filho na pele da mãe. A posição ajuda no ganho de peso do neném, no aleitamento materno e vínculo afetivo da mãe com o filho. Por isso a necessidade das faixas. Para darmos mais conforto para as famílias que precisam permanecer na unidade”, explicou a coordenadora da Utin e da Unidade Canguru do Himaba, Sandra Cavati Ribeiro Santos.  

Atualmente a Utin do Himaba possui 100 leitos e todas as famílias internadas receberam um kit. A ideia de incluir o “Projeto Canguru” às doações já realizadas pela Secti foi em conjunto, da escola técnica e do hospital. O CEET utiliza tecidos doados por empresas de confecção capixabas para a criação das roupinhas para os nenéns.

A confecção das peças infantis é realizada por alunos e professores dos cursos técnicos de Produção de Moda e Vestuário do CEET Vasco Coutinho. A iniciativa faz parte do Projeto de Pesquisa de Enriquecimento Curricular (PPEC) aplicado na escola técnica em diversos cursos.

“O PPEC é uma carga horária extra para os alunos que querem colocar em prática o aprendizado dos cursos. A doação de hoje, além de agregar no currículo dos alunos quanto ao aprendizado, também desenvolve a prática social e sustentável. Por ano a escola entrega aproximadamente 2.500 kits ao Himaba! Um aprendizado inesquecível para os alunos e para nós, pedagogos”, contou a diretora do CEET Vasco Coutinho, Solange Maria Batista.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site