03/04/2020 16h33 - Atualizado em 10/06/2021 13h02

Secti promove videoconferência para discutir aulas nos CEETs

A reunião a distância aconteceu na tarde dessa segunda-feira (30).

Devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, as aulas presenciais nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, seguem suspensas. A decisão foi tomada em reunião por videoconferência realizada na tarde dessa segunda-feira (30) entre a subsecretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Solange Maria Batista de Souza, e toda equipe técnica da Gerência de Educação Profissional (GEP) da Secti, diretores e pedagogos das escolas técnicas.

A decisão se refere ao Decreto 4597-R do dia 16 de março de 2020, que instituiu o Estado de Emergência em Saúde Pública decorrente da pandemia da doença. Para os alunos não serem prejudicados, a Secti, fundamentada na Lei 9394/96 (Art. 35, Inciso IV, Parágrafo 8°), definiu que os professores disponibilizassem atividades no Portal do Aluno e outras plataformas digitais. A Secretaria também se baseia na Portaria do Ministério da Educação (MEC) 343, de 17 de março deste ano, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus e no Decreto 4606-R, de 21 de março de 2020, que institui regime emergencial de aulas não presenciais por um período de até 30 dias letivos, consecutivos ou não, especificamente para o ano letivo de 2020.

A subsecretária Solange Maria Batista de Souza explicou a importância da ação neste momento de crise. “A nossa decisão também é com base na Resolução 5.477 de 22 de março, do Conselho Estadual da Educação, que autoriza as disciplinas teóricas de forma on-line. O objetivo da decisão é mantermos, da melhor forma possível, o planejamento dos cursos, a interação entre professores e alunos e a troca de experiência entre os cursos garantindo, assim, o comprometimento com o calendário escolar de 2020/01.

Ela afirmou ainda que as ações buscam a garantia do atendimento ao aluno. “Entendemos que este é um momento muito delicado para toda sociedade. Por isso, decidimos manter as atividades de forma digital. Vamos fazer o possível para que os nossos alunos não tenham os estudos prejudicados por esta pandemia. Nós contamos com a participação de todos os cursistas nas aulas on-line e desejamos bons estudos”.

O CEET Vasco Coutinho oferece 12 cursos em andamento neste semestre, que são: Administração, Estética, Eventos, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e Televisão, Redes de Computadores      e Comércio Exterior. Aproximadamente 1.400 capixabas estudam na escola técnica. Já o CEET Talmo Luiz Silva tem cerca de 400 alunos estudando nos cursos de: Administração, Mecânica, Segurança do Trabalho e Automação Industrial.

As aulas on-line e atividades feitas de forma digital equivalem a 100% da carga horária dos cursos, por isso, é fundamental que todos os estudantes acompanhem as aulas e mantenham contato com seus professores. Os alunos podem acessar as atividades das seguintes formas:

  • Utilização da plataforma Hangouts Meets para realização das atividades conforme planejamento do professor;
  • Utilização da Plataforma Virtual dos CEET's (Portal do Aluno);
  • Utilização do Google Sala de Aula.

A Secretaria também definiu que todos os professores dos CEETs façam um curso on-line e gratuito de capacitação sobre o uso da plataforma “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, oferecido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor, do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

 

 

Texto: Samantha Nepomuceno

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site