27/03/2018 16h37 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

Secti lança Projeto de Modernização do CEET Talmo Luiz Silva

Foto: Assessoria/Secti

O Projeto de Modernização traz novos cursos técnicos gratuitos para os capixabas: Estética e Gastronomia

Chegou a vez dos alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, receberem novidades este ano: é o Projeto de Modernização do CEET. O Projeto conta com dois novos cursos técnicos gratuitos para a população capixaba: Estética e Gastronomia. Além dos novos cursos os estudantes da instituição poderão contar com a modernização de toda estrutura da escola. Um investimento de mais de R$ 1,7 milhão.

O anúncio do projeto aconteceu na manhã desta terça-feira (27), na própria unidade de ensino. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, falou a todos os presentes sobre o Projeto de Modernização do CEET. “Estamos investindo em toda escola. Além de melhorar a infraestrutura, o objetivo do projeto é auxiliar na formação de profissionais empreendedores, com foco na geração de renda. A modernização propõe a qualificação dos estudantes com equipamentos tecnológicos para eles se formarem preparados para o mundo do trabalho”, explicou o secretário.

Para o Projeto de Modernização, a Secti investiu na melhoria da infraestrutura das salas de aula e dos laboratórios da escola técnica, com a compra de novos equipamentos. O objetivo é auxiliar na formação de profissionais empreendedores com foco na geração de renda.

Entre as novas aquisições estão equipamentos de última geração, como plantas didáticas e bancada de automação, para o curso de Automação; Torno CNC, que é um sistema que permite o controle de máquinas, e o centro de usinagem vertical para o curso de Mecânica; Simulador para treinamento em espaço confinado, equipamentos para trabalho em altura e o desfibrilador externo automático, para o curso de Segurança do Trabalho; entre outras. Mais de 100 novos itens fazem parte do projeto.

Nos novos cursos de Estética e Gastronomia, os alunos poderão contar com laboratórios totalmente tecnológicos para o desenvolvimento das atividades. A previsão é que, no segundo semestre de 2018, a escola abra o processo seletivo para os novos cursos com 60 vagas em cada. Os recursos para o Projeto de Modernização do CEET Talmo Luiz Silva estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secti.

Para a diretora do CEET, Daniela Caniçali Rezende, o projeto é grande importância para a formação dos alunos. “É muito satisfatório e alegre receber esse projeto no CEET porque é uma forma de valorizar e fomentar o objetivo da escola, que é oferecer uma educação profissional de qualidade na região de João Neiva com o foco de deixar os alunos mais próximos da atual realidade do mundo do trabalho. Os alunos e a população da região estão empolgados com os novos cursos e curiosos sobre o processo seletivo”, comentou a diretora.

O CEET Talmo Luiz Silva

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva foi criado em 2006 com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos de acordo com o Sistema de Educação Profissional do Estado do Espírito Santo – PEP/ES, que buscam qualificação para atuarem profissionalmente no mundo do trabalho.

O CEET oferece quatro cursos gratuitos: Mecânica e Automação Industrial, no eixo Controle e Processos Industriais; Segurança do Trabalho, no eixo Segurança; e Administração, no eixo Gestão e Negócios.

Para o segundo semestre de 2018 a escola pretende abrir o processo seletivo para os novos cursos de Estética e Gastronomia, no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, com 60 vagas em cada, dividas em 20 vagas para cada turno (matutino, vespertino e noturno).

A escola técnica atende alunos do próprio município e de municípios vizinhos e os cursos ofertados são direcionados para atendar à demanda das empresas e indústrias localizadas em João Neiva e nas proximidades, que necessitam de profissionais atualizados e qualificados. Até o momento, 1528 alunos se formaram no CEET Talmo Luiz Silva

Assessoria de comunicação da Secti

samantha.goncalves@secti.es.gov.br