Secti destaca importância da qualificação profissional em evento do Núcleo Socioeducativo da Prefeitura de Vitória

Realizado em formato de live, o evento foi transmitido no último dia 11 de fevereiro, pelo perfil do Programa Qualificar ES no Instagram.
A subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Solange Maria Batista de Souza, participou, no último dia 11 de fevereiro, de um debate do Núcleo Afro Odomodê, da Prefeitura de Vitória, e falou sobre a importância dos programas de educação profissional desenvolvidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) para a juventude capixaba.
O evento aconteceu em formato de Live, e foi transmitido pelo perfil do Programa Qualificar ES no Instagram. O público interagiu fazendo perguntas e contribuições para o debate. A mediação foi feita pela assistente social do Núcleo Afro Odomodê, Adriana Shepherd dos Santos.
A subsecretária contou como foi participar da live: "Foi muito bacana! A iniciativa do grupo é importantíssima. Precisamos nos preocupar com os nossos jovens, principalmente aqueles que residem em bairros de grande vulnerabilidade social. A Secti realiza o enfrentamento da violência, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional, em parceria com órgãos locais, como prefeituras e CRAS. Dessa forma, podemos alcançar quem mais precisa de qualificação e proporcionar à juventude uma perspectiva de trabalho”, pontuou Solange de Souza.
Núcleo Afro Odomodê
O Núcleo é desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) da Prefeitura de Vitória, em parceria firmada com a Organização Bem Brasil – Instituto de Desenvolvimento Social. Por meio da realização de atividades socioculturais, o Núcleo tem como objetivo o resgate da cultura africana e afro-brasileira e o enfrentamento ao racismo.
A moderadora do evento, Adriana Shepherd dos Santos, analisou positivamente a live: “O diálogo foi muito construtivo e esclarecedor. Como a subsecretária Solange está à frente de muitos programas de qualificação profissional no Estado, nós conseguimos suprir as dúvidas que os jovens trouxeram para o debate. No final da live ficamos surpresos, pois foram registradas 459 visualizações, um número grande de espectadores”, contou.
Ações da Secti na área da Educação Profissional
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) desenvolve diversas ações na área da Educação Profissional: os programas Qualificar ES e Qualificar ES Mulher; Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs); e o Pronatec Jovem Fic. Por meio das ações, são oferecidos cursos totalmente gratuitos de qualificação profissional, cursos técnicos e cursos profissionalizantes, que possibilitam à população capixaba oportunidades de inserção no mundo do trabalho, por meio da empregabilidade ou do empreendedorismo.
O Programa Qualificar ES foi lançado pela Secti em maio de 2019 e já somou mais de 158.500 vagas ofertadas desde então. A meta para 2021 é oferecer 125 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e on-line. Já os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, fazem parte da Rede Estadual de Ensino Técnico, que está em fase de ampliação com novas escolas em construção em outros municípios do Estado.
O Pronatec Jovem Fic foi lançado pela Secretaria em dezembro de 2020, com a meta de oferecer 4.920 vagas em 12 cursos a distância até 2022. O Programa, que é desenvolvido pelo Governo Federal, e está em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secti, também disponibilizará vagas para cursos presenciais gratuitos, para as pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional capixaba, e, ainda, aos seus familiares, com a meta de ofertar 1.320 vagas em 24 opções de cursos até 2023.
Texto: Samantha Nepomuceno e Nicolas Nunes
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br