Secretário de Desenvolvimento defende mudanças no setor de gás natural durante reunião do FNSEME
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, participou, nesta quarta-feira (08), da 6ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME). Dentre os aspectos abordados durante o encontro on-line estiveram as atualizações de ações emergenciais do setor de petróleo e gás no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covi-19), além da apresentação do status do Novo Mercado de Gás, pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS).
Durante sua apresentação, o secretário Marcos Kneip defendeu o Projeto de Lei (PL) 6.407/2013, que muda regras no setor de gás natural facilitando, por exemplo, a construção de novos gasodutos. “O Novo Mercado do Gás vai destravar importantes investimentos da indústria capixaba, uma vez que prevê a redução dos preços e aumento da oferta dessa importante fonte de energia. Consequentemente, acarretará a redução do desemprego e aumento da renda", destacou Kneip.
Atualmente, o PL aguarda Parecer do Relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS). A discussão da matéria ganhou impulso novamente com a proposta do “Novo Mercado de Gás”.
Sobre o Fórum
O FNSEME foi instituído em 1995 e conta com a participação das 27 unidades da federação e tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento da política energética brasileira, articulando e fortalecendo a atuação das secretarias estaduais de energia, e estabelecendo canais de comunicação com o Governo Federal. O Fórum é um espaço de discussão apartidário e de sentido pluralista, com representatividade no cenário nacional, constituído com a finalidade precípua de promover o debate em torno das questões energéticas do país e de ser um mecanismo de interlocução dos governos estaduais com a União, com organizações empresariais e com instituições da sociedade civil organizada.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br