Profissionais são treinados para preparar empresas para a exportação
Os profissionais selecionados para trabalhar no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que prepara as pequenas e médias empresas capixabas para a exportação, estão recebendo treinamento nesta semana. Desta terça (17) até quinta-feira (19), o grupo de bolsistas participa de qualificação oferecida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
A expectativa é que os profissionais comecem a visitar as empresas que queiram atuar no mercado internacional, a partir do próximo mês. “Com este curso, eles estarão prontos para preparar mais de cem empresas para a exportação”, afirmou o gerente de Arranjos Produtivos da Sedes, Francisco Ramaldes.
Para Laís Rocha, formada em Turismo com pós-graduação em Gerenciamento de Negócios com Ênfase em Projetos, ser contratada para o Peiex significa um novo olhar para a sua carreira. “Poder participar de um projeto deste tamanho, trabalhando diretamente com o empresariado capixaba, levando para eles uma nova possibilidade de investimento e aprendendo muito, é uma maneira de guinar minha carreira”, afirmou.
Saiba mais
O Peiex é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e em convênio técnico celebrado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O projeto conta com bolsistas, monitor e técnicos extensionistas, para qualificar cerca de 140 empresas capixabas para atuar no mercado internacional. Foram contratados profissionais de nível superior e também estudantes universitários, que trabalham como estagiários.