17/05/2017 16h04 - Atualizado em 19/05/2017 10h09

Novas vagas em cursos do projeto OportunidadES

Chegou a vez do cidadão de Vila Velha ter a oportunidade de aprimorar seus estudos e ter novas chances de entrar no mercado de trabalho, por meio de uma qualificação rápida. As inscrições para os cursos gratuitos do projeto OportunidadES estão abertas para moradores da região, no site (www.oportunidades.es.gov.br), até o dia 28 de maio.

Na cerimônia de abertura de vagas, realizada na última terça-feira (16), em Vila Velha, o governador em exercício, César Colnago, destacou que as pessoas estão realmente buscando novas opções de renda, com base na pesquisa qualitativa realizada pela equipe. “A demanda é justamente pelos cursos das áreas oferecidas no OportunidadES. A sociedade está mais antenada do que imaginávamos, e com isso os capixabas estão buscando formações que possibilitam rapidamente a geração de renda”, destaca.

Na semana de lançamento, foram mais de 17 mil inscritos nas diversas opções de cursos que o projeto ofertou na modalidade presencial para a Serra, e na opção de Educação a Distância (EaD) para todo o estado. “Devido ao sucesso, estamos verificando junto ao Instituto da Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), a possibilidade de aumentarmos o número de vagas em cursos EaD, e assim gerar maior participação dos capixabas”, destaca o secretário da pasta, Vandinho Leite.

A estudante de administração, Talita Luchi, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, já se inscreveu nas vagas de Vila Velha para estudar no curso de edição de vídeo para atuar na área de audiovisual. “Essa iniciativa é muito importante. Os cursos oferecidos dentro do projeto possuem um alto custo em instituições privadas. É uma chance para quem não tem condições, poder se qualificar”, conta.

Já Abner Davi, aluno também do CEET, do curso de rede de computadores, optou por se qualificar como operador de câmera. “Vou poder me aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos que já possuo. Realizar esse curso, vai me permitir ingressar no mercado de trabalho na frente dos concorrentes”, destaca.

Cursos

Até o fim do ano, o projeto vai oferecer 40 mil vagas em mais de 60 opções de cursos gratuitos para o Estado, sendo que as 2 mil ofertadas nesta primeira etapa, podem ser ampliadas. “O foco é na geração de renda e incentivo aos empregos informais. Diante da crise, faltam oportunidades para o trabalho formal, então estamos levando qualificação para que os cidadãos possam virar micro empreendedores individuais”, destaca Vandinho Leite.

Já foram lançados 10 cursos Online para todo o Estado e 16 cursos para moradores da Serra, e agora mais 13 opções para residentes de Vila Velha. Nos próximos meses, serão ofertados mais 40 novos cursos de Educação a Distância (EaD), totalizando 30 mil vagas para essa modalidade. Os cursos serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti. 

Inscrições

As inscrições para os cursos a distância e município da Serra vão até o dia 21 de maio, e para os presenciais em Vila Velha até 28 de maio, por meio do endereço eletrônico www.oportunidades.es.gov.br.  As aulas na Serra serão ministradas na EEFM Hilda Miranda Nascimento, e em Vila Velha no CEET Vasco Coutinho.

Confira abaixo os próximos municípios que vão contar com a abertura de vagas presenciais, e datas das inscrições e aulas inaugurais:

Os próximos municípios que vão contar com abertura de vagas presenciais do projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) são Viana, Cariacica, Vitória e regiões no interior.

 

Confira abaixo os cursos para o município de Vila Velha:

 

APENAS PARA MORADORES DE VILA VELHA

Inscrições:  15 a 28 de maio no site www.oportunidades.es.gov.br

Aula inaugural: 06 de junho

LOCAL DOS CURSOS: CEET VASCO COUTINHO

 

VAGAS

CURSOS PRESENCIAIS

CARGA HORÁRIA

30

Maquiador

40h

30

Gestor de condomínio

40h

30

Porteiro

40h

60

Customização: transformando roupas usadas em peças novas

40h

60

Desenhista de moda

40h

30

Editor de vídeo

40h

60

Iluminação básica

40h

30

Modelagem de vestido de noivas e festas

40h

60

Operação de câmera

40h

30

Confeitaria básica

40h

30

Confeitaria avançada

40h

30

Linha moda praia

40h

30

Moda íntima

40h

510

TOTAL DE VAGAS

 

Novas vagas em cursos do projeto OportunidadES

Informações à imprensa:

Palloma Spala - Assessora de comunicação da Secti

3636-1822
palloma.souza@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard