Formandos e os aprovados dos cursos do OportunidadES aproveitaram a terça-feira para comemorar
Essa terça-feira (27) foi de muita animação para alunos do Projeto OportunidadES. Os estudantes do bairro de Nova Carapina, na Serra, comemoraram a entrega do tão sonhado diploma, já os de Ilha das Flores, em Vila Velha, acabaram de começar a nova jornada e curtiram a aula inaugural.
O formando Vagner Honorato, de 54 anos, fez o curso de inglês básico e contou que foi uma experiência maravilhosa e que pretende fazer outros cursos pelo projeto. “Passei 7 anos nos Estados Unidos, e quando cheguei senti um grande impacto. A língua é diferente e aprender a parte teórica é uma coisa, agora a escrita é outra. Eu amo o inglês e vi a chance de me aprofundar mais ainda na língua. Gostei tanto do curso que pretendo fazer o inglês intermediário e se aparecer outros tipos pretendo fazer também”, disse o estudante.
O bairro de Nova Carapina formou 255 novos profissionais nas áreas de Gestão e Negócios, Desenvolvimento Educacional e Social, Hospitalidade e Lazer, Ambiente e Saúde e Infraestrutura. Foram mais de 300 vagas ofertadas em mais de 10 opções de cursos. As aulas, teóricas e práticas, duraram um mês.
Já em Nova Carapina foi a chance de Kezia Pernes, de 21 anos, se profissionalizar na área de decoração de festas. “Estava assistindo à televisão e vi uma reportagem falando sobre o projeto. Eu já ajudei uma amiga que trabalhava com decorações de festas, fiquei nesse ramo por um ano e atualmente mexo com decoração de bolos, vendo para amigos e familiares. Essa é uma área que me interessa muito, e seria uma ótima forma de ganhar renda extra. Não trabalho há um ano e, ao final do curso, pretendo montar o meu próprio negócio”, contou Kezia.
No bairro Ilha da Flores, foram mais de 1.000 inscritos concorrendo a 290 vagas ofertadas para os cursos presenciais no bairro. Entre os cursos mais disputados estavam o de Design de Sobrancelhas, Porteiro, Auxiliar de Logística e Produção e o curso de Auxiliar de Secretaria.
O projeto OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Secti – e promove estratégias de educação presencial e a distância, a fim de fortalecer o ensino de qualidade para a formação do cidadão.
Aulas
Em Ilha da Flores, as aulas serão realizadas na Primeira Igreja Batista de Ilha Das Flores e na UMEF Antônia Malbar.
Certificação
Todos os cursos possuem certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Caso o aluno não compareça à cerimônia de formatura, deve retirar o certificado no CEET, localizado no centro de Vila Velha.
Atendimento à população:
Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808
secretariaoportunidades@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br
Texto
Kamilli Rampinelli