07/08/2017 18h00 - Atualizado em 10/06/2021 12h50

Estão abertas as inscrições para a terceira oferta de cursos on-line do OportunidadES

São mais dez mil vagas disponíveis para todo o Espírito Santo

 

 

Capixabas acima de 16 anos podem se candidatar para uma das 27 opções de cursos a distância de qualificação profissional gratuitos do projeto OportunidadES, pelo site www.oportunidades.es.gov.br. São mais de 10 mil vagas para todo o Estado na modalidade on-line. As inscrições começam nesta segunda-feira (07) e terminam no dia 20 de agosto.

 

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) - e em apenas três meses o OportunidadES on-line se tornou um sucesso, com mais de 30 mil inscritos de todo o Estado para as mais de 20 mil vagas disponibilizadas nas duas primeiras etapas.

 

A terceira oferta traz 13 cursos novos: Inglês Avançado; Marketing para Pequenas Empresas; Customização em Roupas de Bebê; Preparo de Docinhos para Festa; Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas; Gestão de Salão de Beleza; Preparação de Massas Frescas; Cozinhando com Microondas; Preparo de Carnes, Aves e Peixes; Confeitaria Básica; Garçom; Maquiagem para Festas e Camareira. Todas as aulas serão transmitidas por vídeo.

 

“Percebemos uma grande procura quando foram abertas as inscrições para os cursos presenciais e, para atender à demanda, utilizamos a tecnologia a nosso favor e ampliamos as oportunidades na modalidade de Educação a Distância (EAD)”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

 

Os classificados nesta modalidade vão ter acesso a uma plataforma que será disponibilizada no site do projeto, e assim poderão assistir às aulas no computador, tablet e no celular.

 

Cursos

Mais de 10 mil vagas foram ofertadas em 27 opções de cursos de qualificação profissional EAD no Estado. Cada curso terá duração de quatro semanas com carga horária de 80h. Sendo eles 13 novos cursos e 14 reofertas.

 

Confira os cursos na tabela abaixo:

 

CURSOS

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Administração de Estoque e Armazenamento

80h

400

Android

80h

400

Camareira

80h

400

Confeitaria Básica

80h

400

Cozinhando com Microondas

80h

400

Customização em Roupas de Bebê

80h

400

Desenvolvimento de sites

80h

400

Empreendedorismo

80h

400

Fotografia

80h

400

Garçom

80h

400

Gestão de Salão de Beleza

80h

400

Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas

80h

400

Informática Básica

80h

400

Inglês Avançado

80h

400

Inglês Básico

80h

400

Inglês Intermediário

80h

400

Maquiador

80h

400

Maquiagem para Festas

80h

400

Marketing digital para Vendas nas Redes Sociais

80h

400

Marketing para Pequenas Empresas

80h

400

Panificação

80h

400

Porteiro

80h

400

Preparação de Massas Frescas

80h

400

Preparo de Carnes, Aves e Peixes

80h

400

Preparo de Docinhos para Festa

80h

400

Recepcionista

80h

400

Técnico em Manutenção de Computadores

80h

400

TOTAL

10.800

 

 

 

Inscrições

As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (07) e podem ser feitas até o dia 20 de agosto. Para se inscrever o interessado deve acessar o site: www.oportunidades.es.gov.br.

 

A lista de aprovados será divulgada no site do OportunidadES no dia 24 de agosto e o curso terá início no dia 28 de agosto.

 

Requisitos

São pré-requisitos para participação deste processo de seleção: ter idade mínima de 16 anos, ter acesso à internet e ter noções básicas de informática e de navegação na internet.

 

Matrícula

A matrícula dos candidatos classificados será efetivada após o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma do Moodle no site www.oportunidades.es.gov.br, que deverá ser feita no período de 25 a 27 de agosto.

 

Certificação

O certificado será disponibilizado na plataforma em que o candidato realizou o curso on-line. A certificação será oferecida pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

 

Sucesso

Na primeira etapa do projeto a oferta era de 2 mil vagas para opções EAD. Pensando em aumentar a oferta para atender à demanda, houve a ampliação para 7.300. Na segunda oferta foram disponibilizadas 10 mil vagas, que foram ampliadas para 15 mil com 17 mil inscritos. E agora, a terceira oferta chega com mais de 10 mil vagas.

 

Até o final deste ano, serão ofertadas para a população o total de 40 mil vagas, sendo 30 mil em opções na modalidade On-line e 10 mil em cursos presenciais.

 

Saiba mais sobre os 27 cursos (cada curso está com o link direto para inscrição)

 

1.ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/administracao-de-estoque-e-armazenamento/

Aborda os principais conceitos e práticas da gestão de estoques de mercadorias. Planeja, organiza e controla a operação de terminais e de armazéns de cargas.

 

2.ANDROID BÁSICO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/android-basico/

Desenvolve aplicativos para a plataforma Android, e desenvolve pequenos projetos app para Android.

 

3.CAMAREIRA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/camareira/

Prepara equipamentos de limpeza e rouparia, organiza e arruma os apartamentos. Registra o consumo do minibar e faz a reposição de produtos. Tem responsabilidades pelas chaves de andares que lhe são entregues, faz contato com os hóspedes com discrição.

 

4.CONFEITARIA BÁSICA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/confeitaria-basica/

Preparo de massas doces e salgadas; elabora as massas de cozinha e de confeitaria; prepara as sobremesas, fazendo uso de normas de higiene e segurança no desenvolvimento do seu trabalho.

 

  1. COZINHANDO COM MICROONDAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/cozinhando-com-microondas/

Conhece o microondas como um instrumento para cozinhar e manipular os alimentos de forma rápida. O maior desafio é encontrar a equação ideal entre o tempo de preparo e a potência.

 

6.CUSTOMIZAÇÃO EM ROUPAS DE BEBÊ

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/customizacao-em-roupas-de-bebe/

Desenvolve técnicas inovadoras de reutilização de peças de roupas de bebê. Acompanha tendências de moda e cria looks, valorizando a sustentabilidade e gerando renda.

 

  1. DESENVOLVIMENTO DE SITES

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/02/08/wordpress/

Desenvolve websites. Instala, edita, gerencia o website por meio do WordPress e utiliza plugins para adicionar novas capacidades, como conexão com mídias sociais.

 

  1. EMPREENDEDORISMO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/02/08/empreendedorismo/

Oferece conhecimento sobre o ato de criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores, propiciando-lhes em especial o conhecimento sobre a importância do empreendedorismo para a economia, e sua importância na geração de emprego e renda.

 

  1. FOTOGRAFIA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/03/27/fotografia-digital/

Entende de fotografia, como é gerada a imagem, quais acessórios usar, posições para fotografar, escolha de equipamentos e impressão de suas fotos, bem como seus termos técnicos e melhorar a forma de fotografar.

 

 10.GARÇOM

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/garcom/

Apresenta as técnicas de trabalho e aspectos comportamentais que o garçom deve adotar em sua atividade, atende à nova orientação das publicações voltadas para a área de hospitalidade, auxilia aqueles que pretendem se destacar na carreira.

 

  1. GESTÃO DE SALÃO DE BELEZA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/gestao-de-salao-de-beleza/

Orienta as ações do salão de beleza de forma que forneça uma orientação sobre o total de clientes a conquistar e a manter e faça fluir o montante de capital de giro necessário para manter o empreendimento em funcionamento, que também dimensione a estrutura de custos que permita gerar o lucro desejado.

 

  1. GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/gestao-financeira-de-pequenas-e-medias-empresas/

Capacita sobre assuntos relacionados a finanças empresariais para empresas de pequeno e médio porte, permitindo o desenvolvimento do espírito empreendedor para uma gestão efetiva dos recursos financeiros, tanto pessoais quanto da empresa

 

  1. INFORMÁTICA BÁSICA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/02/08/informatica-basica/

Compreende sobre os componentes do computador, dispositivos de entrada, dispositivos de saída e dispositivos de entrada/saída. Dispositivos de armazenamento. Tipos de Softwares aplicativos, diferentes Sistemas Operacionais.

 

  1. INGLÊS AVANÇADO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/ingles-avancado/

Aprofunda o aprendizado adquirido nos cursos básicos e intermediários. Aprimora a gramática em geral, dá ênfase a diálogos situacionais, vocabulários e expressões de uso cotidiano. Enfatiza a comunicação e a escrita no idioma de maneira avançada.

 

  1. INGLES BÁSICO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/03/27/ingles-basico/

Aprende e aplica, perguntas e frases usuais, diálogos situacionais, vocabulários e expressões em uso, glossários e dicas legais, ou seja, aperfeiçoa a comunicação básica no idioma.

 

  1. INGLÊS INTERMEDIÁRIO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/ingles-intermediario/

Aprimora o aprendizado adquirido com a utilização e aplicação de frases usuais, diálogos situacionais, vocabulários e expressões em uso, glossários e dicas legais, ou seja, aperfeiçoa a comunicação e a escrita no idioma.

 

  1. MAQUIADOR

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/maquiador/

Atua no segmento de beleza, realizando maquiagens, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

 

 18.MAQUIAGEM PARA FESTAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/maquiagem-para-festas/

Atua no segmento de beleza, realizando maquiagens, utilizando técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.

 

  1. MARKETING DIGITAL PARA VENDAS NAS REDES SOCIAIS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/03/27/marketing-digital-para-vendas-nas-redes-sociais/

Visualiza as principais tecnologias e plataformas digitais. Entende como funciona o Planejamento e as estratégias do Marketing Digital para Redes Sociais. Desenvolve as ações do Marketing no ambiente Digital, com o foco no conteúdo que agrega valores para o seu negócio.

 

  1. MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/marketing-para-pequenas-empresas/

Atende às necessidades e demandas dos clientes com qualidade e prontidão, planejando estratégias diversas de divulgação da marca

 

  1. PANIFICAÇÃO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/panificacao/

Prepara diversos tipos de pães, aplicando as regras de higiene pessoal, ambiental e de manipulação de alimentos.

 

  1. PORTEIRO

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/porteiro/

Fiscaliza e guarda o patrimônio alheio, garante a segurança local das pessoas e dos bens materiais. Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização.

 

  1. PREPARAÇÃO DE MASSAS FRESCAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/preparacao-de-massas-frescas/

Desenvolve habilidades práticas para o preparo da massa fresca, recheios e molhos, estimula atitude empreendedora e aprende as boas práticas na cozinha. As boas práticas na cozinha.

 

  1. PREPARO DE CARNES, AVES E PEIXES

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/preparo-de-carnes-aves-e-peixes/

Conhecer técnicas básicas para o preparo de carnes, aves e peixes, desenvolvendo habilidades que satisfaçam as necessidades do cliente.

 

  1. PREPARAÇÃO DE DOCINHOS PARA FESTAS

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/08/04/preparo-de-docinhos-para-festa/

Aprende o processo de fabricação de doces. Estimula o desenvolvimento de práticas empreendedoras como alternativa para a comunidade. Conhece os conceitos básicos de higiene e segurança no trabalho. Desenvolve estratégia empreendedora vinculada à produção.

 

  1. RECEPCIONISTA

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/recepcionista/

Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização.

 

  1. MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

http://oportunidades.es.gov.br/online/index.php/2017/06/09/manutencao-de-computadores/

Apto para entender como funciona o computador além de montar, instalar e aprender a fazer a manutenção corretiva e preventiva de pequenas falhas nos computadores e ter uma noção de como instalar drivers e o sistema operacional.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site