05/03/2020 13h59 - Atualizado em 10/06/2021 12h40

Encontro na Sedes aborda desestatização da Codesa

O Grupo de Trabalho (GT) da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) para acompanhamento do processo de desestatização da Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa) realizou um encontro com representantes da companhia e demais representantes do setor portuária capixaba, nessa segunda-feira (02).

Entre os presentes à reunião estiveram o presidente da Codesa, Antônio Julio Castiglioni Neto; o gerente de operações do Portocel, Alexandre Billot, e o presidente do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), Marcílio Machado.

A coordenadora do GT da Sedes, Christiane Vargas, falou sobre a importância do encontro. “Um dos nossos objetivos é entender a viabilidade e as perspectivas para o setor portuário capixaba, a partir da desestatização da Codesa. Além disso, foi importante para conhecermos um pouco mais sobre os modelos que estão sendo estudados internamente pela Companhia”, afirmou.

O presidente da Codesa, Antônio Julio Castiglioni Neto, elogiou a atuação do GT da Sedes e enfatizou que umas das principais etapas do processo de desestatização envolve a realização do Market Sounding, por meio da qual serão ouvidos todos os atores que tenham relação com a companhia.

“Queremos ouvir todos os interessados, para que a gente possa chegar num modelo de gestão portuária que seja eficiente e dinâmica, e que tenha condições de atender tanto aos grandes como aos pequenos operadores”, destacou Castiglioni.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, enfatizou que a Sedes está atenta ao processo de desestatização. “Instituímos o GT em novembro passado e estamos sempre em busca de elementos que enriqueçam nosso posicionamento acerca do melhor modelo a ser adotado. A Sedes quer auxiliar e enriquecer esse momento de debate e, para isso, vamos desenvolver um relatório que contribua para o processo de transição dessa desestatização”, destaca.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio