08/06/2018 17h39 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

CEET Talmo Luiz Silva promove 5ª Feira de Cursos com tema da Semana de Ciência e Tecnologia

Foto: Assessoria/Secti

No evento, o público pode realizar serviços gratuitos de ação social 

Aproximadamente 400 alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, expõe projetos e trabalhos científicos relacionados ao tema da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência Para Redução das Desigualdades”. O evento acontece nesta sexta-feira (08), a partir das 8h com encerramento às 21h. 

Ao todo, 24 projetos estão expostos: Ecobike; sensorbus; Segurança na coleta do lixo; Motor v8 eletro magnético; Carro controlado por arduíno; Amaçando as desigualdades; Boné sensorial; segurança na agricultura; Desfiadeira de garrafa pet; Acessibilidade para todos; Suprimento de água utilizando o princípio de reuso; entre outros. 

O subsecretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Oziel Andrade, visitou a feira e interagiu com vários projetos: “Foi ótimo ver os trabalhos dos alunos em prática e o melhor, todos produzidos com sustentabilidade a partir de reaproveitamento de peças e outros utensílios. O tema da Semana CT deste ano foi bem representado pelos alunos que se preocuparam em criar soluções que reduzam a desigualdade.” 

Todos os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da escola técnica durante o primeiro semestre dos cursos e, nesta sexta-feira (08), é o momento de coloca-los em prática na feira, que faz parte do calendário anual dos CEETs. Todos os cursos oferecidos pela escola técnica: Administração, Automação, Mecânica e Segurança do Trabalho. 

“O objetivo da feira é promover a interação entre os alunos dos cursos, por meio da elaboração e implantação dos projetos científicos apresentados hoje. É gratificantes ver todos os estudantes empenhados e empolgados em criar soluções práticas e de baixo custo para o dia a dia de todos os cidadãos”, comentou a diretora do CEET, Daniela Caniçali. 

Além da exposição, os visitantes da feira, que é aberta ao público, poderão aproveitar diversos serviços oferecidos de graça pelo curso de administração. Será uma ação social em que os visitantes vão poder doar sangue para o Hemoes, emitir careira de identidade (RG), fazer corte de cabelo e doar para a Acaci, entre outros. 

Os Projetos 

Um dos projetos expostos é a Ecobike, desenvolvida por um grupo de 11 alunos da turma Automação Industrial - Módulo II. Sara de Barros, de 18 anos, é uma das integrantes do grupo que idealizou o projeto que visa a geração de energia sustentável. “A ecobike é uma bicicleta que você mesmo, fazendo seu exercício físico em casa, gera sua própria energia. E se você pedalar muito forte pode até queimar alguma coisa. Por isso colocamos resistores para controlar a energia gerada. E as coisas que consomem mais energia, você pode pedalar normalmente que mais energia pode ser armazenada para ser consumida. Por exemplo, para gerar energia para uma bateria de 15 volts você vai pedalar por cerca de 15 horas. Todo o projeto tem o custo de aproximadamente R$ 1.500, mas nós não tivemos esse custo porque usamos tudo reciclado”, contou Sara. 

Outro trabalho exposto é o Boné Sensorial, da turma de Automação Industrial - Módulo I, que criou um boné capaz de alertar os deficientes visuais, por meio de vibração, quando eles se aproximarem de um obstáculo. “Nós tivemos essa ideia para proporcionar uma melhor adaptação das pessoas com deficiência visual a se guiar nas ruas. O boné funciona com arduíno, um protoboard, uma bateria, um motor de vibração e um sensor ultrassônico, que juntos proporcionam, a quem usar o boné ondas de vibração que alertam quando um obstáculo se aproxima. O sensor é semelhante a radar dos morcegos e por isso ele rebate o som emitido ao obstáculo que retorna como vibração, que aumenta conforme a pessoa ficar mais próxima do obstáculo”, contou Catarina Zandoná, de 20 anos, uma das integrantes do grupo. 

O CEET Talmo Luiz Silva

O CEET Talmo Luiz Silva foi criado, em 2006, com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos. A escola oferece quatro cursos gratuitos: Mecânica e Automação Industrial, no eixo Controle e Processos Industriais; Segurança do Trabalho, no eixo Segurança; e Administração, no eixo Gestão e Negócios. 

A escola técnica atende alunos do próprio município e de municípios vizinhos, e os cursos ofertados são direcionados para atendar à demanda das empresas e indústrias localizadas em João Neiva e nas proximidades, que necessitam de profissionais atualizados e qualificados. Até o momento, 1.528 alunos se formaram no CEET Talmo Luiz Silva.

Serviço 

5ª Feira de Cursos do CEET Talmo Luiz Silva

Data: Sexta-feira (08)

Horário: 8h às 21h

Local: CEET Talmo Luiz Silva (R. Padre Anchieta, 250 – Vila Nova de Cima – João Neiva)  

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site