28/08/2019 11h49 - Atualizado em 10/06/2021 13h00

CEET Talmo Luiz Silva doa mais de 100 mechas de cabelo à Acacci

A iniciativa mobilizou alunos, professores e coordenadores a partir do evento “Ação Social – Movendo Vidas”, realizado em junho passado.

A tarde dessa terça-feira (27) foi de solidariedade para os alunos do curso de Administração do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva. Após o evento “Ação Social – Movendo Vidas”, que aconteceu no final de junho deste ano, o dia da entrega de parte das doações recolhidas chegou. Alunos, professores e coordenadores do evento, entregaram mechas de cabelos à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Ao todo, 120 mechas de cabelo foram doadas à Associação que, atualmente, hospeda sete pacientes, mas atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, de toda a Grande Vitória. Uma ação de solidariedade que vai beneficiar inúmeras crianças e adolescentes.

“A associação vive de doações. Hoje, vocês vieram doar cabelo, e os cabelos que recebemos são transformados em perucas. Temos uma parceira que busca as mechas e faz a confecção. Nós disponibilizamos as perucas para os pacientes de acordo com a necessidade deles. Fazemos um empréstimo, a pessoa se responsabiliza de manter os cuidados com as perucas e de usar por tempo que ela quiser, e depois devolver em bom estado”, explicou a estagiária de Serviço Social, Carla de Souza Moraes Guimarães, que recebeu a doação.

Carla de Souza também explicou como é feito o empréstimo para as crianças. “A própria criança vem e experimenta a peruca e escolhe a que mais lhe agrada. Às vezes, quando a criança quer usar o cabelo como era antes da queda, a gente pede para ser confeccionada de acordo com o que era o cabelo da criança. Se não, a criança experimenta e ela faz de acordo com o que a paciente desejar”, disse.

A “Ação Social – Movendo Vidas”, que resultou na doação para a Acacci, foi uma iniciativa do curso de Administração da escola técnica e está em seu segundo ano. Para a diretora do CEET, Daniela Caniçali, a ação é muito importante para a formação dos alunos.

“A educação vai além do conhecimento técnico e o lado social também é muito importante. Nessa ação, pudemos comprovar que as pessoas realmente se envolvem com o bem-estar do outro, pensam no outro. Tivemos um público de aproximadamente 1.500 pessoas no evento. Pessoas não só de João Neiva, mas também de Aracruz, Ibiraçu, e outras cidades vizinhas. O CEET Talmo Luiz Silva sempre vai enfatizar e trabalhar a solidariedade com os nossos alunos”, contou a diretora.

Entre o grupo de alunos e professores que realizou a doação à Acacci uma criança de 11 anos chamou atenção por ter decidido cortar os cabelos e doar. Pietra Caniçali, filha da diretora da escola técnica, doou o cabelo pela segunda vez: “Eu não sabia se eu queria ou não doar, mas depois parei para pensar: eu tenho muito cabelo! Se eu cortar e doar, vai ter gente que vai precisar dele mais do que eu. Ele não será desperdiçado”, afirmou.

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, acompanhou a doação e destacou a importância para a formação dos alunos em participar de iniciativas como essa. “Um aspecto fundamental dessa iniciativa da escola é que, além do exercício da profissão, que é fundamental para a formação do aluno, é também um exercício de cidadania. Então, essa ação de solidariedade faz com que eles conheçam outras realidades e estejam inseridos numa forma de contribuição com a sociedade, principalmente, considerando que eles recebem sua educação com recursos públicos. Não deixa de ser uma forma de devolver um pouco para a sociedade aquilo que estão recebendo”, comentou a secretária.

O CEET Talmo Luiz Silva é uma escola técnica administrada e mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e oferece cursos gratuitos a população capixaba.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site