Aulas do projeto OportunidadES iniciam na Serra
As oportunidades são focadas em áreas de interesse principalmente dos jovens. Sejam em qualificações profissionais recomendadas por eles mesmos, ou nas áreas mais tradicionais. Somente nesta primeira edição, o projeto OportunidadES do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), vai qualificar profissionalmente quase 8 mil pessoas, que podem melhorar a renda financeira e mudar de vida.
Os resultados para a modalidade a distância e presencial já estão disponíveis no site (www.oportunidades.es.gov.br). A aula inaugural dos cursos presenciais na Serra, iniciaram na última terça-feira (30), na EEFM Hilda Miranda, onde a diretora da instituição e professores que vão oferecer os cursos foram apresentados para os 530 alunos que vão estudar nas diversas opções de cursos. O evento também contou com a fala do secretário da Secti, Vandinho Leite e diretora do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, Solange Maria Batista.
No total, mais de 15 mil pessoas se inscreveram na modalidade de Ensino a Distância (EaD), e quase 7500 nos presenciais da Serra. Antes, a oferta era de 2 mil vagas para opções a distância, que diante do sucesso, foram ampliadas para 7300. “Percebemos uma grande busca para o formato de cursos que oferecemos, por isso utilizamos a tecnologia a nosso favor, já que somos uma secretária com foco nesta área, e por enquanto, ampliamos as vagas somente para o Online”, destaca.
Como o objetivo de crescer profissionalmente, o morador de Porto Canoa, na Serra, Fernando Lima, 28 anos, escolheu o curso presencial de empreendedorismo que será oferecido no município. “Tenho uma oficina junto com o meu pai, e acredito que essa qualificação vai me ajudar a ter conhecimento para fazer com que a empresa se desenvolva. Se não fosse o projeto, eu não faria o curso pois sairia caro para mim em instituições privadas”, conta Fernando.
Cursos
Os cinco cursos presenciais mais procurados pelos serranos foram maquiador, com mais de 1000 inscritos, em seguida recepcionista, porteiro, administração de estoque e armazenamento e panificação. Pensando em aumentar a oferta para atender a demanda, no dia 12 de junho, estes serão ofertados novamente pelo OportunidadES, no formato Online, além de mais 19 opções nesta modalidade EaD.
Em busca de gerar renda, Larice Pereira, 25 anos, do bairro São Diogo, se inscreveu para o curso de maquiagem no município da Serra a tempo de conseguir ser classificada. “Assim que o projeto foi anunciado, corri para me inscrever, pois sabia que iria ser concorrido. Já trabalhei formalmente na área de beleza, mas agora estou desempregada. Essa é a chance de eu conseguir montar um espaço próprio, e agregar mais conhecimento”, destaca.
Já os mais requisitados na modalidade a distância, foram respectivamente inglês básico, fotografia, marketing digital para vendas na internet e empreendedorismo. Dentre os municípios, moradores da Serra lideraram as inscrições para tal modalidade, com cerca de 2800 inscritos para tal formato.
Saiba mais
Até o fim do ano serão oferecidas para todo o Espírito Santo 40 mil vagas. Os resultados dos classificados no município de Vila Velha estão disponíveis a partir do dia 31 no site (www.oportunidades.es.gov.br). A próxima cidade que vai contar com abertura de vagas no projeto é Cariacica.
Os cursos serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.
Atendimento à população:
Telefones: (27) 3636 1800/ (27) 98817 4954/ (27) 99722-6289
Informações à imprensa:
Palloma Spala - Assessora de comunicação da Secti
(27) 3636-1822
palloma.souza@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br