10/08/2017 12h38

Aula inaugural do projeto OportunidadES em Serra é sucesso

Mais de 300 pessoas participaram do evento no bairro Central Carapina

 

O bairro Central Carapina, em Serra, recebeu, na noite dessa quarta-feira (09), a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional gratuitos do projeto OportunidadES. O evento reuniu mais de 300 pessoas.  Foram recebidas 1.115 inscrições para 300 vagas ofertadas em oito cursos.

Aprender a maquiar, trabalhar como porteiro, recepcionista e a fazer doces para festa foram algumas opções que os cidadãos da região puderam escolher para se inscrever. O curso com a maior procura foi o de Maquiador, que obteve 162 inscritos.

Em Central Carapina, os cursos são uma parceria do projeto OportunidadES, que é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o Programa Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

O secretário da Secti, Vandinho Leite, marcou presença na primeira aula e apresentou aos futuros alunos o que é o OportunidadES. “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, explicou o secretário.

Julio Pompeu, secretário da SEDH, também prestigiou a aula inaugural e explicou aos alunos sobre o Ocupação Social: “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”.

Aulas

As aulas serão aplicadas em dois locais: creche Projeto Vovô Chiquinho e na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento.

Confira na tabela abaixo os cursos com carga horária, turnos e locais:

PROJETO VOVÔ CHIQUINHO

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

RECEPCIONISTA

40h

SEG-QUA

NOTURNO

30

PORTEIRO

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

SUBTOTAL DE VAGAS 1

60

 

EEEF JONES JOSÉ DO NASCIMENTO

CURSOS

CARGA HORÁRIA

DIAS DA SEMANA

TURNO DISPONÍVEL

VAGAS

PORTEIRO

40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

MAQUIADOR

40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

RECEPCIONISTA

40h

TER-QUI

NOTURNO

30

ALMOXARIFE

40h

SEG-QUA

NOTURNO

30

EMREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS

 40h

SEG-SEX

NOTURNO

30

AUXILIAR DE LOGÍSTICA E PRODUÇÃO

40h

TER-QUI 

NOTURNO

30

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

40h

 TER-QUI 

NOTURNO

30

DECORAÇÃO DE FESTAS

40h

SEG-QUA

NOTURNO

30

SUBTOTAL DE VAGAS 2

240

 

TOTAL

300

             

 

Seleção

De acordo com o Edital para ser selecionado o candidato devia ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso é realizado. Também ter o Ensino Fundamental incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas, por se tratar de um bairro do Ocupação Social.

Certificação

As aulas e os certificados serão ofertados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

Texto

Inayá Borges Selvatice

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard