20/07/2017 14h50 - Atualizado em 10/06/2021 12h48

Aula inaugural do Oportunidades em Cariacica reúne 400 pessoas

300 vagas foram ofertadas na região em 10 cursos

Mais de 1.400 pessoas se inscreveram pelo site do projeto Oportunidades para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Auxiliar de rotinas administrativas, auxiliar de logística e produção, fotografia, porteiro e recepcionista foram algumas das 10 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Scti) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio do Oportunidades e do programa Ocupação Social.

E para dar início aos cursos, aconteceu na noite da última quarta-feira (19) a aula inaugural no EEEFM Teotônio Brandão Vilela que reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre classificados e suplentes nos cursos, ansiosos para dar início as aulas. João Carlos, de 21 anos, era um deles. “Terminei o ensino médio e não pude pagar uma faculdade particular. Quando soube do curso de graça de fotografia não pensei duas vezes e corri para me inscrever. Quero fazer o curso e trabalhar na área para ajudar minha família e crescer na vida”, afirmou João.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, ministrou a aula e apresentou aos futuros alunos o que é o Oportunidades: “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender as demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda, e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi assim que idealizamos o Oportunidades. O nosso objetivo é oferecer as comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise”, explicou o secretário.

Aulas

As aulas de todos os cursos tiveram início na quarta-feira (19), na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha, Cariacica. E todos os alunos, ao término de cada curso, serão certificados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET).

Seleção

Foram utilizados como pré-requisitos para participação do processo de seleção ter idade mínima de 16 anos, residir no bairro ou município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas, de acordo com o edital do processo que se encontra no site http://oportunidades.es.gov.br/

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800

obede.logistica@gmail.com

 

Informações à imprensa:

 

Palloma Spala / Samantha Nepomuceno

Assessora de comunicação da Secti

(27)3636-1822

palloma.souza@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site