16/05/2018 17h50 - Atualizado em 10/06/2021 12h53

Alunos empreendedores: CEET Talmo Luiz Silva realiza Feira de Empreendedorismo

Foto: Assessoria/Secti

Quinze estandes de vendas de produtos diversos estão expostos na Feira de Empreendedorismo: Negócios e Oportunidades, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva. A feira acontece nesta quarta (16), na própria escola, com horário especial para presença de visitantes.

Os produtos e serviços oferecidos ao público são de produção dos próprios alunos. Cachorro-quente, brigadeiros, drinks diversos, panquecas, sabonetes artesanais e luminárias artesanais são alguns dos segmentos profissionais escolhidos pelos estudantes. O objetivo da feira é incentivar o espírito empreendedor valorizando a criatividade e a inovação em ações voltadas à identificação de oportunidades, resolução de problemas, modelagens de negócio, atendimento a demandas e abertura de pequenas e médias empresas.

A secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, visitou a feira e conheceu as miniempresas expostas pelos estudantes. “O evento é uma forma de despertar a educação empreendedora nos alunos e estreitar a relação entre o ensino e o mundo do trabalho. Uma excelente iniciativa do CEET que vamos trabalhar para manter nos próximos anos. Que essa seja a primeira de muitas Feiras de Empreendedorismo”, destacou a secretária.

Ao todo, 70 estudantes que possuem a disciplina de empreendedorismo, de todos os quatro cursos oferecidos pela escola técnica, participam da feira. Administração, Automação, Mecânica e Segurança do Trabalho são os cursos participantes. O evento acontece durante todo o dia com abertura para o público somente à noite, a partir das 19 horas.

“Os alunos estão tendo a oportunidade de divulgar e promover seu empreendimento e comercializar seus produtos ou seus serviços que foram desenvolvidos pela empresa criada por eles. E o valor conquistado nas vendas será destinado ao custeio dos gastos gerados durante o evento”, comentou a diretora do CEET, Daniela Caniçali.

As miniempresas

Para expor seus trabalhos, desenvolvidos teoricamente na disciplina de empreendedorismo, os alunos se prepararam durante meses e estudaram desde a criação da marca até o cálculo dos custos para se obter o valor de venda no varejo.

Amanda Vieira Dambrosio, de 30 anos, está no último módulo de administração e montou, junto do seu grupo, uma cafeteria na feira: “A ideia de montar a empresa nesse segmento surgiu de querermos proporcionar um momento de lazer às pessoas que têm uma rotina corrida e, às vezes, não conseguem tomar seu café em casa.”  

A estudante também contou como foi construir o estande para o evento. “Nós montamos tudo. Toda a decoração, a padronização dos uniformes, o cardápio, a exposição e a produção dos produtos. Tentamos deixar bem caprichado porque pretendemos entrar no mercado com esse negócio. E conseguimos tudo com patrocínio, não tiramos nada do nosso bolso. Conseguimos todo o café, materiais para produção dos biscoitos, os bolos, os paletes...O dinheiro que conseguirmos das vendas será lucro”, falou, com animação.

Outro grupo que correu atrás de patrocínio foi a miniempresa de salgadinhos fritos vendidos em copos. Rhandahane Coutinho da Rocha, de 22 anos, Kenia Machado Quintino, de 19 anos, e Alandra Pereira de Jesus, de 18 anos, são do curso de administração e responsáveis pelo estande “Rainha das Coxinhas” em parceria com uma franquia capixaba do mesmo segmento.

“Conseguimos o e-mail da central da franquia e explicamos o que precisávamos para montar a miniempresa. Primeiro queríamos só comprar os salgadinhos para revender, mas conseguimos a doação de 900 salgados”, contou Rhandahane.

Alandra disse como é participar da feira: “No curso não temos vivência de como é estar em uma empresa e aqui estamos experimentamos a rotina. Tivemos todo o trabalho de organizar a empresa para hoje trabalharmos como se estivéssemos em uma empresa real. Acredito que a feira desperta na gente a vontade de futuramente abrir o próprio negócio.”

O CEET Talmo Luiz Silva

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva foi criado em 2006 com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos de acordo com o Sistema de Educação Profissional do Estado do Espírito Santo – PEP/ES, que buscam qualificação para atuarem profissionalmente no mundo do trabalho.

 

O CEET oferece quatro cursos gratuitos: Mecânica e Automação Industrial, no eixo Controle e Processos Industriais; Segurança do Trabalho, no eixo Segurança; e Administração, no eixo Gestão e Negócios.

A escola, por meio do Projeto de Modernização da Secti, pretende abrir o processo seletivo para os novos cursos de Estética e Gastronomia, no eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A escola técnica atende alunos do próprio município e de municípios vizinhos e os cursos ofertados são direcionados para atendar à demanda das empresas e indústrias localizadas em João Neiva e nas proximidades, que necessitam de profissionais atualizados e qualificados. Até o momento, 1.528 alunos se formaram no CEET Talmo Luiz Silva.

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Samantha Nepomuceno

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Scripts Site