05/09/2017 16h57 - Atualizado em 05/09/2017 17h06

Alunos de fotografia do OportunidadES organizam “aula da saudade” no Museu da Vale

Foto: Ludson Cavatti/ Professor do OportunidadES

Os 30 alunos do curso de fotografia desenvolveram um ensaio fotográfico

 

As aulas mal terminaram, mas a saudade já tomou conta dos 30 alunos do curso do OportunidadES de fotografia em Nova Rosa da Penha, Cariacica. A turma encerrou as atividades acadêmicas no dia 28 de agosto. A aula da saudade aconteceu no domingo (03), no Museu da Vale, em Vila Velha.

Juliana Moreira Leite, de 43 anos, faz parte da turma. Ela está desempregada há mais de dez anos e fez o curso para possuir uma qualificação profissional. Atualmente, Juliana ajuda na renda da família com freelances que faz em vendas. “Fiz o curso para ter uma profissão, e o melhor que foi de graça. Escolhi essa área porque gosto de fotografia, costumo registrar momentos em família, mas não de forma profissional. Gostei demais do curso e já estou com saudades. Foi ótimo nosso encontro e se tiver outros cursos próximos a minha casa eu vou fazer”, contou Juliana.

A turma, ministrada pelo professor Ludson Cavatti, já realizou outros trabalhos externos, como produção de books e ensaios fotográficos. Mas para fechar o curso com chave de ouro o professor idealizou a aula da saudade, com o objetivo de fixar alguns conteúdos, como as formas corretas de se fotografar sob a luz do sol, aguçar a criatividade de trabalhar novos ângulos e estimular ideias diferenciadas. E o resultado final é juntar todo o material fotográfico dos alunos e fazer uma exposição.

“A mesma turma que iniciou o curso foi até o fim. Não tivemos desistências e isso é ótimo. Essa foi uma turma que demonstrou muito interesse e curiosidade nas aulas. O desempenho foi excepcional! Alguns alunos já possuíam experiência com a área e fizeram o curso para aprimoramento de técnicas, mas 90% deles não possuíam nenhuma vivência. E o mais legal é ver que mesmo com o fim das aulas eles se interessaram em realizar a aula da saudade”, explicou o professor Ludson.

O funcionário público Marcio Lubiana, de 34 anos, também participou do encontro. Ele trabalha como fotógrafo de forma freelance há oito anos, mas não se considera profissional. Entrou no curso para aperfeiçoar e conhecer novas técnicas. 

“Decidi fazer o curso para melhorar alguns pontos no meu trabalho como fotógrafo. A direção era o que mais precisava melhorar, e o Ludson me deu bastante orientação. Fizemos quatro books e foi durante a produção que consegui aprender”, contou Marcio.

Para o secretário da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, essas iniciativas são formidáveis. “É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: capacitar cidadãos capixabas. Fico feliz em ver a iniciativa da turma em pôr em prática o aprendizado da sala de aula. Estamos formando profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário.

Foram oferecidas 300 vagas em dez opções de cursos. A formatura de todas as turmas está prevista para o dia 14 de setembro. Mais informações, como local e horário da cerimônia, serão divulgadas pelo site www.oportunidades.es.gov.br.

O OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e em apenas quatro meses já ofertou aos capixabas mais de 30 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos presencias e a distância. A meta é alcançar 40 mil cidadãos, até o fim do ano.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Texto

Robson Junior

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard