Secretário

Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) 

  • CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ

Cristina Engel é Arquiteta, Mestre e Doutora na área de Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo e é bolsista de Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Já publicou cerca de 400 artigos entre revistas indexadas e trabalhos completos em eventos nacionais e internacionais. É autora de mais de 15 capítulos de livros voltados para questão de sustentabilidade do ambiente construído e coordenou a produção do livro “Comunidades Urbanas Energicamente Eficientes”.

Ela coordenou o laboratório de Planejamento e Projetos da UFES de 1996 a 2018, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFES de 2013 a 2015, foi diretora do Centro de Artes da UFES de 2008 a 2012 e membro do Conselho de Curadores da UFES de 2014 a 2018.

A secretária é professora convidada da Universidad del Bio Bio, no Chile; da Universidad del Oviedo, na Espanha e da Universidade do Minho, em Portugal. Cristina Engel é especialista na área de construção em áreas inóspitas com trabalho de pesquisa científica na Antártica e nas Ilhas Oceânicas. Atuou junto ao Programa Antártica Brasileira desde 1987. É coordenadora da Rede Cires (Cidades Inclusivas, Resilientes, Ecoeficientes Sustentáveis) que é composta por 21 grupos de seis países com 122 pesquisadores envolvidos.

Já foi premiada como Grã Mestra da Ordem do Mérito Naval em 2011, pela Marinha do Brasil. No mesmo ano ganhou a Honra ao Mérito, pelo Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil e ganhou o título de Comendadora pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1987, entre outros.

Subsecretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional(Secti)

  • SOLANGE MARIA BATISTA DE SOUZA 

Solange M. Batista de Souza possui Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1988), Pós Graduação Lato Sensu em Formação Sócio Econômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (2001), Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo  UFES (2009) e Pós Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo IFES (2013). 

Também possui Pós Graduação Lato Sensu em Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino pelo Instituto Federal do Paraná IFPR (2014) e Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora  UFJF (2015).

Atuou como Diretora do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho de 2010 a 2018. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard